Bons hábitos são adquiridos através de informação, prática e uso do bom senso. Esse processo ajuda a desenvolver o nosso senso crítico, nos deixando mais "antenados" para reconhecer as possíveis ameaças e saber o que é bom fazer ou não para manter o nosso computador e os nossos dados mais seguros.
Mantenha o seu sistema operacional sempre atualizado, preferencialmente de forma automática. Um sistema desatualizado é receita certa para que o computador seja infectado ou invadido, tendo ou não anti-vírus e firewall instalado.
-
Não use conta com privilégios de administrador nas tarefas do dia a dia. Utilize essa conta apenas onde for necessário, tais como nas instalações de programas, etc. Crie uma conta pessoal, com privilégios limitados e use essa para navegar, ler seus e-mails, etc.
Apenas essa simples medida pode reduzir drasticamente as possibilidades de infecção !
-
Utilize um bom anti-vírus e mantenha-o sempre atualizado. Ele irá checar a navegação web,mensagens instantâneas (MSN & cia), recebimento e envio de e-mails, etc. Existem muitos anti-vírus falsosque, na verdade, são programas maliciosos que irão infectar o seu computador. Use sempre um anti-vírus de empresas confiável e conhecidas. Em computadores da UFRGS, use preferencialmente o F-secure , que é licenciado.
-
Habilite o firewall do sistema ou instale um de terceiros. O firewall efetua a filtragem de tráfego indesejado. Existem bons firewalls grátis para uso pessoal.
-
Desabilite o AutoRun no sistema. O AutoRun é aquela função que faz com que programas de instalação, músicas, etc, sejam executados quando uma mídia removível é inserida no drive (pendrive, etc). Esse mecanismo é muito utilizado por malwares para infectar computadores. Uma das atualização da Microsoft desabilitou por default esse recurso para os dispositivos USB. De qualquer forma, verifique se o AutoRun está mesmo desabilitado no seu computador.