Para Suporte Imediato no Local ou Remoto Tel: +55 (11) 3404-3793

POSTURA IDEAL PARA USO DO COMPUTADOR

Date: April 17, 2017 Author: admin Category: Dicas hadwares informática Mundo Digital

 

Atualmente, é comum permanecermos em uma postura inadequada ao utilizar o computador. Tais posturas, com longa exposição, levam a sobrecargas articulares e musculares, o que gera dor.
O número de indivíduos com algum Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT) vem aumentando a cada ano, por isso, é importante a prevenção, adotando posturas adequadas no ambiente de trabalho e domicílio, respeitando as pausas, cuidando das estruturas mais sobrecarregadas e manter hábitos de vida saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos. É possível utilizar o computador com maior segurança e conforto adotando-se as seguintes dicas ergonômicas:

 

Postura Ideal

 

  1. Mantenha uma boa postura ao sentar, utilizando uma cadeira com encosto.
  2. Mantenha seus pés apoiados em um suporte para pés, reduzindo, assim, a sobrecarga na coluna.
  3. Evite movimentos rotacionais com o tronco e pescoço, deixando o que for necessário próximo ao seu alcance a frente, ou girar a cadeira para pegar algum objeto em outro local.
  4. Mantenha os ombros relaxados, com os cotovelos ao lado do corpo, apoiados, de preferência em uma cadeira com braços.
  5. O teclado deve, preferencialmente, ficar inclinado, para que os cotovelos mantenham-se apoiados e o antebraço relaxado, mantendo um ângulo de, aproximadamente, 100 graus.
  6. Os pulsos devem permanecer em posição neutra ao digitar ou usar o mouse. Utilizando apoio para os pulsos ao digitar e apoio em mousepad adaptado ao utilizar o mouse.
  7. O monitor deve ser elevado até a altura dos olhos, a fim de que o pescoço permaneça em posição neutra

 

 

Ritmo de Trabalho

  • Trabalhe em ritmo razoável, fazendo pausas ao longo do dia, a cada 40 minutos, pelo menos, utilizando esse tempo para levantar-se, ir ao banheiro, ou beber água.
  • Procure fazer duas vezes ao dia, pelo menos, pausas para alongamentos e outras atividades alternativas.

 

 

Técnica e Ambiente de Trabalho

  • Reduza o número de movimentos repetitivos, com atalhos e programas especializados. Bem como, dividir as funções entre teclado e mouse.
  • Mantenha os dedos e articulações relaxadas enquanto digita, não batendo com muita força, o que gera tensão nos tendões.
  • Nunca segure nada nas mãos enquanto digita, nem fale ao telefone, segurando este com o pescoço.