Para Suporte Imediato no Local ou Remoto Tel: +55 (11) 3404-3793

Cuidados essenciais que você deve ter com seu computador.

Date: April 6, 2017 Author: admin Category: Dicas hadwares informática Mundo Digital
Bons hábitos são adquiridos através de informação, prática e uso do bom senso. Esse processo ajuda a desenvolver  o nosso senso crítico, nos deixando mais "antenados" para reconhecer as possíveis ameaças e saber o que é  bom fazer ou não  para manter o nosso computador  e os nossos dados mais seguros.
 Mantenha o seu sistema operacional sempre atualizado, preferencialmente  de forma automática. Um sistema desatualizado é receita certa para que  o computador seja infectado ou invadido, tendo ou não anti-vírus e  firewall instalado.
  • Não use conta com privilégios de administrador nas tarefas do dia a dia. Utilize essa conta  apenas onde for necessário, tais como nas instalações de programas, etc. Crie uma  conta pessoal, com privilégios limitados e use essa para navegar, ler seus e-mails, etc.
    Apenas essa simples medida pode reduzir drasticamente as possibilidades de infecção !
  • Utilize um bom anti-vírus e mantenha-o sempre atualizado.  Ele irá checar a navegação web,mensagens instantâneas (MSN & cia),  recebimento e envio de e-mails, etc. Existem muitos anti-vírus falsosque, na verdade, são programas maliciosos que irão infectar o seu computador. Use sempre um anti-vírus de empresas confiável e conhecidas. Em computadores da UFRGS, use preferencialmente o F-secure , que é licenciado.
  • Habilite o firewall do sistema ou instale um de terceiros. O firewall efetua a filtragem de tráfego indesejado. Existem bons firewalls  grátis para uso pessoal.
  • Desabilite o AutoRun no sistema. O AutoRun é aquela função que faz com que programas  de instalação, músicas, etc, sejam executados quando uma mídia removível é inserida no drive (pendrive, etc). Esse mecanismo é muito utilizado por malwares para infectar computadores. Uma das atualização da Microsoft  desabilitou por default esse recurso para os dispositivos USB. De qualquer forma, verifique se o AutoRun está mesmo desabilitado no seu computador.